Relatório Anual 2015

OBJETIVO 2 | Contribuir para a ampliação de ofertas e efetividade das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de São Miguel Paulista empreendidas pelo Estado, iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil

Sistematização

Programa Ação Família sistematiza metodologia de trabalho com famílias no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo

Desde o início de suas atividades, a Fundação atua com metodologias constantemente aprimoradas por análises, estudos e pesquisas que são transformados em artigos, textos para discussão e publicações. Compartilhar essas informações é uma de nossas diretrizes e, em 2015, essa experiência foi vivida pelo Programa Ação Família (PAF) São Miguel, após nove anos de atuação.

A proposta do Programa nasceu da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em 2006, e seguiu seu percurso com foco no fortalecimento e empoderamento das famílias da zona leste, em uma trajetória com desafios muito além da transferência de renda, que, adotada como medida isolada, não contribui para tirar as famílias da pobreza. O Programa trabalha dinâmicas intrafamiliares e a relação da família com a comunidade para apreender, ao mesmo tempo, a subjetividade, a individualidade e a dimensão do coletivo.

A sistematização da experiência é apresentada em dois volumes. A publicação do livro Famílias e Conexões Territoriais: uma experiência no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo apresenta a história, as etapas de desenvolvimento do projeto e do seu monitoramento e avaliação.

Já o Guia para o Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas traz atividades práticas sobre os cinco eixos de atuação do PAF: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. Coração do Programa Ação Família, esses encontros possuem caráter formativo e informativo, proporcionando aos participantes o contato com temáticas, conteúdos e reflexões que se relacionam diretamente com seus cotidianos intrafamiliares comunitários. É nesse espaço que os participantes constituem percursos compartilhados que apoiam a construção de vínculos, de redes para transformar a realidade individual, da família e da comunidade.

O processo de criação dessas publicações registrou múltiplos esforços, percorrendo várias etapas até que se chegasse à estrutura ideal. Na visão da equipe do Programa, relatar a história, os pressupostos metodológicos e as fases de implementação do trabalho consolida uma trajetória de mudanças, desafios e conquistas.

Buscou-se, também, conceber um retrato atual e preciso sobre como o Programa está estruturado hoje, quais são seus fundamentos metodológicos e operacionais, quais seus métodos de avaliação e os resultados obtidos junto às famílias participantes, com o objetivo de inspirar outras organizações a adotarem este modelo de trabalho.

No desenvolvimento da sistematização do Ação Família, ficou evidente que ele não é um programa estático, muito pelo contrário, está em constante transformação, sempre em consonância com as demandas e necessidades das famílias atendidas e também do território com o qual se articula. Cada fase evidencia as estratégias de trabalho no âmbito do Programa, como foram avaliadas, planejadas e revistas a partir de uma leitura constante das dinâmicas sociais engendradas nesse território e de suas transformações ocorridas com o passar dos anos.

Muitas lições foram aprendidas, analisadas e sistematizadas pela equipe do Programa, o que consolidou o modelo do trabalho social com as famílias. O uso desses instrumentos e a interação com outros participantes fomentam a troca de conhecimentos e percepções, não apenas corroborando para a melhoria dos relacionamentos intrafamiliares, mas também com a descoberta do potencial como indivíduo, capaz de mudar a sua realidade, por meio da luta por direitos.

As publicações do Programa Ação Família estão disponíveis para download em www.fundacaotidesetubal.org.br/downloads. A metodologia do Programa embasará, também, um curso de extensão sobre trabalhos sociais com famílias em uma parceria com a Universidade Cruzeiro do Sul. A formação será ofertada pela universidade no segundo semestre de 2016, com público principal composto de pessoas da região da zona leste interessadas pelo tema.