Relatório Anual 2015

Panorama 2015

O movimento de ouvir e fazer com a comunidade é princípio de atuação da Fundação Tide Setubal desde sua criação. Quando chegamos ao território de São Miguel Paulista, realizamos uma pesquisa, em parceria com o Ibope, para identificar os desejos e os desafios da região pelo olhar dos moradores. Essa escuta constante permeia e alimenta nosso trabalho e, em 2015, inspirou também novos estudos sobre o território.

A partir do mote da celebração de uma década de atuação, que se completa em 2016, a Fundação Tide Setubal realizou duas pesquisas, em parceria com a Din4mo e Casa7 Memórias e Aprendizagens. Os trabalhos buscaram analisar em que medida a Fundação Tide Setubal e as demais organizações da sociedade civil contribuíram para a indução dos processos de desenvolvimento na região. Vários dos elementos quantitativos e qualitativos considerados sugerem que tal papel foi relevante para o desenvolvimento local. Além de olharmos para o território de São Miguel Paulista e distritos vizinhos a partir de indicadores sociais e econômicos macrorregionais, desenvolvemos também uma frente de estudos para sistematizarmos nossa metodologia de desenvolvimento local com a perspectiva de compartilhar essa experiência e inspirar outras ações. Esperamos compartilhar os resultados desses estudos em breve.

Na mesma linha de reflexão voltada à sistematização de nossas experiências, direcionamos o olhar também para a história do Programa Ação Família, uma das primeiras ações desenvolvidas pela Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista. A proposta do PAF nasceu da parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em 2006, e seguiu seu percurso com foco no fortalecimento e empoderamento das famílias da zona leste.

A sistematização da experiência é apresentada em dois volumes. A publicação Famílias e Conexões Territoriais: uma experiência no enfrentamento das desigualdades na zona leste de São Paulo apresenta a história, as etapas de desenvolvimento do projeto e do seu monitoramento e avaliação. Já o Guia para o Desenvolvimento de Reuniões Socioeducativas traz atividades práticas sobre os cinco eixos de atuação do PAF: educação, saúde, habitabilidade, trabalho e renda e solidariedade vicinal. Coração do programa, esses encontros possuem caráter formativo e informativo, proporcionando aos participantes o contato com temáticas, conteúdos e reflexões que se relacionam diretamente com seus cotidianos intrafamiliares comunitários.

Compartilhar, inspirar e influenciar novas experiências é o desejo da Fundação Tide Setubal ao publicar estudos, pesquisas e livros. Esses conteúdos nascem do trabalho desenvolvido no Galpão de Cultura e Cidadania, no Clube da Comunidade Tide Setubal e também em parceria com escolas e organizações locais para atender aos três objetivos estratégicos: contribuir para redução das vulnerabilidades sociais de adolescentes e jovens; contribuir para a ampliação da oferta e da efetividade das ações de desenvolvimento de São Miguel Paulista empreendidas pelo Estado, iniciativa privada e outras organizações da sociedade civil; e promover a valorização do patrimônio cultural da região e fortalecer sua conexão com a cidade.

Em 2015, os núcleos da Fundação Tide Setubal aprimoraram a atuação integrada para envolver diversas instituições, conquistando o território de modo a constituir uma rede de atendimento e colaboração. No Galpão de Cultura e Cidadania, por exemplo, o desafio de escrever o seu projeto político-pedagógico cresceu com reflexões sobre a conexão com as potências do território, envolvendo escolas, Unidades Básicas de Saúde, organizações locais e moradores no desenho de um território educador e integrado intersetorialmente.

Esse também é o desafio com a construção do CEU São Miguel, projeto que ocupará parte do terreno do CDC Tide Setubal. Desde o início do projeto, a Fundação Tide Setubal reforça seu papel de articulador para manter viva a relação do novo espaço com a comunidade local, reconhecendo que a chegada do equipamento (ainda em obras) amplia e qualifica a oferta de espaços de lazer e cultura, escassos em São Miguel Paulista.

Ao longo deste ano, a Fundação Tide Setubal fomentou, em parceria com moradores, Conselho Consultivo do CDC e coletivos da região, a redação de uma carta de intenções, entregue aos diferentes órgãos do poder público envolvidos na construção do CEU. O documento apontava a preocupação com a manutenção das práticas esportivas, pedagógicas, culturais e comunitárias existentes no CDC Tide Setubal, a preservação da incubadora de projetos culturais, da implementação do Plano Político-Pedagógico do território CEU São Miguel, desenvolvido com a comunidade, o poder público e os demais parceiros, e a ocupação de uma cadeira como representante do CDC Tide Setubal no Conselho Gestor.

Influenciar a implementação do Plano Municipal de Educação Mais Educação foi o norte da parceria da Fundação Tide Setubal com a DRE São Miguel por meio de formações realizadas com professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas públicas de São Miguel Paulista. A equipe se integrou aos processos e itinerários formativos de educadores e na implantação de estratégias de formação, alinhadas à Política Municipal de Educação, em trabalho que objetivou qualificar a educação regional, compreendendo a sua relação com o território e com seus atores, além de trazer uma visão crítica para esse processo, o que a faz ser reconhecida pela Gestão Pública Regional de Educação e legitimada pelos educadores como uma importante parceira. No total, 443 profissionais (365 da educação e 78 de outros setores) e 98% das escolas municipais de Ensino Fundamental da Rede participaram das formações.

A força das parcerias e da construção colaborativa embasou a programação da sexta edição do Festival do Livro e da Literatura, que se realiza a partir de uma construção colaborativa e se reflete diretamente em um aumento ano a ano no número de pontos com atividades coordenadas pelos parceiros. Observando o histórico, em 2011, ano em que o evento ganhou as ruas da região, havia 19 pontos com atividades; em 2012 e 2013, foram 21 locais. Em 2014, o número subiu para 31 pontos; e, em 2015, mais de 40 pontos formaram o mapa do Festival no bairro, com a participação de mais de 18 mil pessoas em suas atividades, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos moradores da localidade e de outras regiões da cidade.

Ao publicarmos o nosso relatório de atividades, não contamos apenas as nossas histórias, colocamos luz no trabalho focado no desenvolvimento local e suas múltiplas faces e desafios, e que só faz sentido com a força e a escuta de muitas vozes, capazes de revelar a realidade, as demandas e os desejos de quem vive no território.

Boa leitura!

Maria Alice Setubal