Relatório Anual 2015

OBJETIVO 3 | Promover a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) de São Miguel Paulista e sua conexão com a cidade

fortalecimento

Fundação Tide Setubal investe em formação de agentes culturais para mobilização de recursos

Um dos maiores desafios enfrentados por artistas e grupos culturais é a sustentabilidade financeira de suas atividades, sobretudo para os grupos existentes nos territórios periféricos das cidades. Embora existam avanços no acesso a recursos, promovidos por programas específicos do poder público, ainda há um trajeto importante para estruturação de um sistema que garanta a continuidade da produção artístico-cultural. Para enfrentar esse desafio, o Movimento Cultural das Periferias propõe, por exemplo, a criação da Lei de Fomento às Periferias, o PL 0624/2015, que, de forma inovadora, busca equidade nos investimentos da municipalidade, bem como a ampliação do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura.

A Fundação Tide Setubal, em 2015, identificou a necessidade de atuar na articulação de grupos e atores locais para constituir instâncias de formação colaborativa a partir do Módulo de Elaboração de Projetos Culturais para Editais, que auxiliou grupos e coletivos artísticos na leitura e interpretação de editais públicos de fomento à criação artística, como o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) e o Programa de Ação Cultural (ProAC).

Para tanto, desenvolveu metodologia de trabalho que permitiu aos grupos escreverem seus próprios projetos, mas as discussões e reflexões acerca dos objetivos, justificativas e ações propostas eram discutidas e observadas por todos, a partir de um olhar sobre os territórios-objetos das intervenções e propostas culturais. A diversidade de visões sobre a ação cultural, estratégias de atuação e linguagens artísticas trabalhadas, bem como as formas de abordagem para cada público e território, permitiu enriquecer a visão e o repertório dos participantes e promoveu novas conexões entre os atores e parcerias artísticas entre projetos.

Na primeira edição do módulo em 2015, voltada para o edital do programa VAI, foram elaborados e inscritos cinco projetos:

Na segunda edição do módulo, voltada aos editais do ProAC, os projetos elaborados foram:

Os projetos elaborados mantêm uma relação estreita com o território, pois buscam o fortalecimento de identidades locais, a valorização da cultura negra e do patrimônio imaterial, produzido por movimentos culturais, e o protagonismo artístico cultural dos jovens de São Miguel Paulista. Entretanto, apesar de serem alinhados às demandas locais, ainda existe um caminho a percorrer na busca de garantir melhor qualidade na elaboração de propostas e na descrição dos objetivos, intenções conceituais, ações e impactos esperados pelas intervenções, tendo em vista que a cada dia a concorrência pelos recursos de editais é maior.

Destacamos que alguns grupos que frequentaram o módulo hoje participam de editais de forma autônoma, provando que fortalecer e empoderar a comunidade local é uma forma de impulsioná-la a vencer os desafios encontrando seus próprios caminhos.