OBJETIVO 1 | Contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais de adolecentes e jovens de São Miguel
É preciso uma aldeia para educar uma criança. O provérbio africano pode ser usado se pensarmos na concepção que a equipe da Fundação Tide Setubal começou a desenhar a muitas mãos para o Jardim Lapenna. O bairro está localizado entre a linha do trem da Estação São Miguel, a Rodovia Jacu Pêssego, o Rio Tietê e um muro. No mapa da região, pode ser considerado isolado, entretanto, a configuração geográfica não impede que os diferentes atores locais trabalhem de forma conjunta por um território educador.
Esse movimento nasceu no Galpão de Cultura e Cidadania, espaço comunitário com gestão da Fundação Tide Setubal, diante do desafio de pensar seu projeto político-pedagógico (PPP). Para concretizar essa proposta, foram iniciadas reflexões com a equipe de educadores, construindo coletivamente os novos conceitos de território e parcerias, mapeando potencialidades das relações com equipamentos e moradores do local, retomando princípios e metodologias criadas, definindo a ação de atendimento aberto e rediscutindo regras e combinados a serem feitos com o grupo de crianças e adolescentes.
No coração do bairro, o Galpão de Cultura e Cidadania tem ações (de cultura, artes, qualidade de vida, música, capoeira, comunicação) voltadas para toda a comunidade, sobretudo a crianças, adolescentes e jovens, garantindo um ambiente de cooperação, respeito e valorização das potencialidades individuais e coletivas, suas origens e suas histórias de vida. No cotidiano, uma grade diversificada de atividades é oferecida para a comunidade, além de atividades livres no Ponto de Leitura e dos cursos na Oficina Escola de Culinária; é lá também que acontece o Ação Família, programa voltado para famílias que buscam informações, orientação e apoio. O espaço ainda oferece atividades desenvolvidas por parceiros, entre eles a Unidade Básica de Saúde, o Conselho de Saúde e tantos outros que agendam suas reuniões no espaço do Galpão, constituindo-se uma grande colmeia de ações comunitárias.
Nesse cenário, os educadores e coordenadores que atuam no Galpão realizam, ano a ano, ações que costuram princípios e objetivos em comum, propiciando integração tanto interna como também com outros equipamentos da comunidade. Exemplos disso são: a ação de adolescentes participantes dos projetos na elaboração de uma roda de conversa com o tema Direito à Cidade para o Festival do Livro e da Literatura, em parceria com o CCA Procedu; as oficinas de alimentação do Núcleo Qualidade de Vida para preparação das comidas típicas pelos jovens do Espaço Jovem para barraca na Festa Julina; a participação dos jovens do Espaço Jovem na Virada da Saúde, organizando uma gincana sobre sexualidade para outros grupos do Galpão, CCA; e, ainda, o Sarau, organizado pela EE Pedro Moreira e realizado em um dos equipamentos públicos do bairro no Festival do Livro e da Literatura, a partir do trabalho de formação de professores para o tema.
Em relação às famílias, o Programa Ação Família, antes realizado no Galpão, passou a ocupar a CEI/EMEI Jardim Lapenna, instituição vizinha, com o intuito de fortalecer o público atendido por essa unidade e aproximar mais efetivamente as famílias das atividades educacionais de seus filhos. Além das Reuniões Socioeducativas com temas relacionados aos eixos Educação, Saúde, Trabalho, Habitabilidade e Solidariedade Vicinal, o programa mobilizou representantes de serviços públicos como o Programa Recomeço Família, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Lapenna e outros parceiros, como a fonoaudióloga Denise Lopes, do Hospital Infantil Sabará. Essa aproximação contribui para o conteúdo sobre o tema e, principalmente, para aproximar o diálogo do serviço com a comunidade, facilitando acesso e atendimento das famílias.
Tendo como norte o objetivo institucional que visa Contribuir para a redução da vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens de São Miguel Paulista, o grupo de educadores do Galpão e coordenadores de núcleos entendeu que esse exercício que nasce internamente deveria ganhar o território para mobilizar parceiros e reforçar articulações e criar agendas comuns, em um movimento de articulação do território do Jardim Lapenna.
A parceria da Fundação Tide Setubal com a Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista no fortalecimento da Rede de Proteção Social de crianças e adolescentes também contribuiu para a reflexão sobre a relação com outras instituições do bairro, intensificando olhar para o Jardim Lapenna como um território educador, destacando a importância e a relevância das parcerias e das ações conjuntas com instituições locais.
Perceber o PPP do Galpão dentro de um projeto político-pedagógico do território contribui para uma visão ampliada de intervenção social, na qual o Galpão não se compõe apenas como mais um espaço de oferta de serviços, mas, sim, como um espaço integrador e articulador que exercita sua capilaridade para construção de uma proposta que atua na reversão das desigualdades sociais. A proposta é dar continuidade a essa reflexão e ao envolvimento dos potenciais parceiros em 2016.
Lições aprendidas
Para a equipe de educadores e coordenadores, o exercício de pensar o projeto político-pedagógico do Galpão de Cultura e Cidadania proporcionou maior integração dos núcleos e também um território mais integrado. Os educadores observam que as atividades apresentam qualidade técnica, no entanto, nem sempre dialogam com outras de mesmo objetivo propostas por outros núcleos ou parceiros do território.
Outro elemento importante e que trouxe aprendizado foi o exercício de escuta de diferentes vozes. A diversidade de formação, faixa etária, função e experiência profissional pode, em si, ser potencial elemento para construção de uma proposta ampla e efetiva, uma vez que garante ampliação da visão e leitura de contexto.
Observa-se, também, que organizar a reflexão e sistematizar o debate tem garantido um salto em relação à prática. O fazer, que já é qualificado, ganha sentido e legitimidade.
Em relação aos próximos desafios, destacam-se:
A partir de uma série de atividades em 2015, a equipe entende que o Galpão: