Relatório Anual 2015

OBJETIVO 3 | Promover a valorização do patrimônio cultural (material e imaterial) de São Miguel Paulista e sua conexão com a cidade

fortalecimento

Ações voltadas para ampliar a agenda cultural de São Miguel Paulista dão visibilidade às produções e aos saberes locais

O olhar sobre as culturas urbanas é parte essencial do trabalho de contribuir com o desenvolvimento local de São Miguel Paulista, território da periferia de São Paulo cujos processos sociais são marcados pelo diálogo entre o campo e a cidade. Nesse contexto, coexistem a histórica segregação urbana, a desigualdade social, as diversas formas de violação dos direitos humanos e uma urbanização que se configura excludente e higienista, ao mesmo tempo que emerge uma diversidade de potências políticas e culturais, advindas, sobretudo, da atuação dos grupos e movimentos culturais existentes, os quais reafirmam a necessidade de marcar ações de resistência e posicionamentos políticos em defesa das matrizes identitárias da população e do fomento às ações e práticas de valorização da nossa cultura.

Compartilhando esses propósitos, a Fundação Tide Setubal desenvolve ações que estabelecem o diálogo com as narrativas urbanas. Nesse sentido, em 2015, na sua nona edição, o Encontro de Cultura Hip Hop e Aliados realizou intercâmbio cultural com grafiteiros e grafiteiras da região para uma intervenção no muro do CDC Tide Setubal. Além disso, adolescentes integrantes dos projetos realizados no Galpão de Cultura e Cidadania participaram de uma roda de conversa sobre os movimentos de ocupação chamados rolezinhos e sua relação com o direito à cidade, envolvendo-se em intervenções de rap em conjunto com os MCs convidados, MC Preto e MC Spyke, criadores do projeto Pancadão de Ideias, realizado na zona sul e que, por meio da linguagem do funk, promove reflexões e produções musicais sobre questões da realidade social.

Essas ações dialogaram com a temática elencada para o Encontro, traduzida na expressão Saber Local: Narrativas em Cinco Elementos, que tinha por objetivo reconhecer o patrimônio material e imaterial produzido nas práticas comunitárias da população local, sobretudo ao longo dos 38 anos de existência e atuação do CDC Tide Setubal, em um momento no qual a comunidade local, o Conselho Gestor do Espaço e os coletivos do Movimento Hip Hop, de teatro e de esporte se reuniam para debater e configurar o “Movimento para assegurar a manutenção das práticas culturais, esportivas e comunitárias, formas de ocupação, gestão e curadorias compartilhadas do Clube da Comunidade Tide Setubal”, para o projeto do CEU São Miguel, que ocupará o terreno do CDC (leia mais em XXX) .

Outra iniciativa que também merece destaque é a intervenção em lambe-lambe com as fotografias de dez moradores, referência da história do CDC Tide Setubal, cujas histórias e militâncias se entrelaçam com os princípios de atuação desse espaço que se consolidou como sede de articulação de iniciativas e práticas comunitárias.

Além das ações e intervenções no CDC Tide Setubal, o Encontro de Hip Hop também realizou sessões dos Diálogos Entretodos, com exibição de filmes e ciclos de debates sobre direitos humanos do Festival Entretodos.

No Galpão de Cultura e Cidadania, os participantes dos Diálogos Entretodos refletiram sobre os rolezinhos e a ocupação do espaço público; já no CDC Tide Setubal, a temática discutida foi o Direito à Cidade, encontro que contou com a participação das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF Almirante Pedro de Frontin. Ainda foi realizada uma sessão de debate no Cine Kebrada, evento promovido pelo coletivo cultural local Arte e Cultura na Kebrada no qual a discussão girou em torno da importância da construção de significados sobre a periferia nas práticas e produções culturais. Essa atividade foi realizada em uma praça do bairro, na região do Jardim Helena, e contou com a presença de alunos e professores de uma escola estadual da localidade.

Seguindo essa proposta de diálogo com a comunidade e promoção de debates sobre temas que permeiam os problemas e desafios sociais contemporâneos, nos meses de junho e julho de 2015, foram realizados o 9° Encontro de Cultura Caipira do CDC Tide Setubal e a 6ª Festa Julina do Galpão de Cultura e Cidadania, cuja temática definida para os encontros tratou da questão da redução da maioridade penal.

A referência necessária a esse debate se deu pelo cenário político brasileiro que se manifestou, de maneira descontextualizada, favorável à redução, medida que fere os direitos humanos dos jovens, sobretudo aqueles em situações de alta vulnerabilidade, negros, que moram na periferia e que já tiveram seus direitos violados previamente, pela falta de acesso qualificado a serviços e equipamentos públicos que poderiam garantir-lhes qualidade de vida e outras oportunidades.

Sabendo que o público com o qual a Fundação Tide Setubal se relaciona tem o perfil impactado por essa possível medida, a instituição se posicionou contrária à redução da maioridade penal e promoveu diversas reflexões e intervenções voltadas a problematizar essa questão e seus impactos na vida desses adolescentes e jovens. Assim, inspirados em Manoel de Barros, tomamos como temática O Lúdico contra a Barbárie, em que o lúdico aparece não apenas como um elemento a ser garantido no direito da criança e do adolescente, mas também como elemento vital na humanização do adulto, do cidadão, que necessita se comprometer mais com o cuidar do que com o punir.

Dessa forma, para preparar a festa, Comissões de Jovens, formadas por moradores das regiões que participam dos projetos da Fundação Tide Setubal, propuseram e desenvolveram atividades como sessões de jogos e brincadeiras tradicionais, como correioelegante, e participaram ativamente da construção e apresentação da quadrilha O Fazedor de Amanhecer, que problematizou as questões relacionadas à redução da maioridade penal, trazendo o lúdico como contraponto à barbárie social. O impacto obtido com a realização desse espetáculo pôde ser observado nos depoimentos coletados junto ao público das apresentações e também com os participantes da quadrilha, que trouxeram profundas reflexões e ressignificações que a apresentação despertou em cada um.

Ao todo, foram mais de 38 horas de programação cultural, com a participação de 15 grupos de cultura popular, em manifestações tradicionais como forró pé de serra, folia de reis, viola caipira, jongo, literatura de cordel, cordão de bichos e orquestra sinfônica e de berimbaus, de diversas regiões de São Paulo e de outras cidades. Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao longo dos cinco dias de atividades.

A população também esteve presente na participação das instituições locais do Jardim Lapenna que, além de montarem barracas, realizaram apresentações das quadrilhas infantis dos centros educacionais na festa.

Dentro dessa proposta de valorização e ressignificação de olhares, visando contribuir com a visibilidade da agenda cultural de São Miguel Paulista, a Fundação Tide Setubal realizou, em parceria com o Goethe-Institut São Paulo e coletivos culturais locais, o encontro Versos em Reversões, que, com roda de conversa, música, poesia, futebol, grafite e discotecagem, buscou intercambiar saberes e experiências que fortalecessem a cooperação, o respeito e a promoção da diversidade, numa peleja poética com Edvaldo Santana e os coletivos locais M.A.P., Coletivo Arte e Cultura na Kebrada, CausaP e a participação especial do poeta slam alemão Nils Straatmann.

Essa ação integrou o projeto desenvolvido pela Casa Stefan Zweig, pelo Goethe-Institut no Rio e em São Paulo e pelo DAAD em Belém e Belo Horizonte, que, comprometidos com as ideias do humanista de origem judaica Stefan Zweig, visam manter viva a memória do período de exílio e trazer as discussões para a atualidade por meio de seminários, exposições e outros eventos culturais.

A programação contou, ainda, com a exibição do curta-metragem Troca de Passes, produzido na oficina de cinema independente do Festival Entretodos realizada no CDC Tide Setubal, filme que conta a história de dois jovens que, com sonhos e obstáculos diferentes, têm seus caminhos cruzados, revelando situações conflituosas permeadas de preconceito e limitações. No dia, também foi realizado o Sarau Versos em Reversões, que apresentou musicais dos coletivos e artistas presentes e uma disputa poética em formato de slam com os jovens do projeto Toque de Letras – Football for Hope, os quais recitaram poemas de sua própria autoria.

Esses poemas foram produzidos em encontros preparatórios para o evento, com oficinas de escrita poética realizadas pelo poeta e educador Rafael Carnevalli e pela poetisa e educadora Tayla Fernandes, ambos de coletivos de sarau de São Miguel Paulista. O resultado foi um importante protagonismo dos jovens no encontro com o poeta alemão, com troca de suas experiências e olhares sobre a vida e a produção de diversos poemas que, posteriormente, culminaram em produções de fanzines, distribuídos em uma ocupação poética realizada no Encontro de Saraus no Mercado Municipal de São Miguel Paulista durante o 6º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista.

Criar espaços de reflexão sobre problemas e desafios da contemporaneidade, proporcionar encontros que ampliem a participação da população nas vivências com essas práticas e esses contextos sociais, valorizar e fomentar para que a produção cultural local de São Miguel Paulista ganhe visibilidade, seja valorizada e usufruída pela comunidade e por outras regiões da cidade é também um caminho que contribui para que a comunidade reconheça a arte e a cultura como instrumento de poder e transformação social.